Mensagem de outubro
Irmãos do GOMS
Mais um mês de atividades das nossas Lojas e temos a satisfação de ter participado e realizado mais uma Sessão Magna de Integração das Lojas de Campo Grande, com a direção e organização da Loja Jacques DeMolay de Campo Grande, de forma brilhante. Com apresentação de duas peças de arquitetura com o nosso Irmão Jeová Neves Carneiro, Grande Secretário de Cultura Maçônica Geral, em importante relato sobre a atividade de Maçons na Revolução Farroupilha. Outra peça apresentada por esse Irmão, sobre duas Lojas que existiram e funcionaram precariamente nos campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Duas posições distintas: na Farroupilha os Maçons tinham força para decidir e mudar as condições sociais. Na Segunda Guerra Mundial os Maçons estavam totalmente sem quaisquer condições de ação e eram prisioneiros. Duas situações do sentido de liberdade que tanto defendemos!
Na atualidade temos total liberdade. Vamos usá-la e exercê-la da melhor maneira possível para evitar que necessitemos de pegar em armas ou nos tornar escravos, como a história registra.
Agradecemos a Loja Erasmo, mais uma vez, em nome dos Irmãos Élio, Edson e Nelson Marcolino, pelo apoio e trabalho incessante para conseguir as assinaturas para o Ministério Público Federal em sua caminhada na melhoria da legislação, visando combater a corrupção generalizada no Brasil.
Parabenizamos aos irmãos Sidney, Lorenzo e Arnol pela disposição em atender a Creche Acácia Morena. Todas as Lojas do GOMS vão destinar a arrecadação na 3ª Festa das Nações Maçônicas, que será realizada de 5 a 8 de novembro, nos autos da Avenida Afonso Pena, para a Creche.
Mais duas Lojas vieram a somar a constelação do GOMS, a Loja Cavaleiros da Luz nº 45 em Campo Grande e a Loja Regularidade e Paz nº 46, de Bataguassu. Parabenizamos os Irmãos que fundaram e estão em atividades para desenvolver a Maçonaria séria, dedicada e regular em nosso estado. Sejam bem vindas!
Até o final do ano teremos mais 26 novos Irmãos que farão parte do GOMS por iniciação. São as Lojas trabalhando para o futuro. Nossos Irmãos precisam compreender que, quando falamos que a Loja deve iniciar ao menos uma vez ao ano, não queremos inchar, crescimento em número. Nossa pretensão é o crescimento com qualidade, pois os que iniciam hoje serão os dirigentes da Loja daqui a 5-6 anos. Iniciam hoje, mas precisam de conhecimentos neste período para melhor gerir, organizar e fazer a Loja ter seu curso de crescimento e desenvolvimento. Loja que não inicia, cria um vácuo, um período que vai faltar Irmãos capacitados para assumir cargos importantes dentro de curto espaço de tempo, em claro prejuízo para a maçonaria em geral.
Que o Grande Arquiteto do Universo possa continuar e nos proteger, agora e sempre, com muita saúde, extensivo aos nossos familiares.
Fraternalmente,
Amilcar Silva Júnior
Grão-Mestre