Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

 

  

 

  

NOSSA HISTÓRIA

 

  • O Nascimento do GOIEPA

Com a suspensão do GOPA – Grande Oriente Paraense do quadro de Grandes Orientes filiados à COMAB, no final de 2011, e a grande possibilidade de seu desligamento definitivo, o que veio a ocorrer na Assembleia Geral Ordinária da COMAB, em fevereiro do ano seguinte, a Diretoria da Confederação Maçônica do Brasil, julgou necessário que não se deixasse a descoberto o Território do Pará, solicitando aos IIr\ de Marabá e Altamira que, com suas duas Lojas já fora do quadro de Lojas Simbólicas do GOPA, constituíssem uma terceira Loja e dessem início a um Grande Oriente que pudesse ocupar essa lacuna.

Assim, em 07 de fevereiro de 2012, nasce o GOIEPA – Grande Oriente Independente do Estado do Pará, com sede em Altamira e composto das Lojas Luz do Xingu, nº 01 e Rei Salomão, nº 03 (esta, estando adormecida por um período até 12/04/2015 quando um grupo de Irmãos decidem soergue-la mudando o Oriente sede de Altamira para Belém, alterando o Rito praticado para Adonhiramita e alterando o nome para Cavaleiros Adonhiramitas), ambas em Altamira e Justiça e Liberdade nº 02, em Marabá.

Para o primeiro mandato, foram escolhidos os IIr\ Luis Garcez como Grão-Mestre e Ricardo Fernando Pereira como Grão-Mestre Adjunto. Os dois foram formalmente empossados pela Presidência da COMAB, em Sessão Magna, no dia 31 de março de 2012, sendo que, pela primeira vez, na sua história, a COMAB realizava tal cerimônia, embora o mandato dos dois já estivesse valendo desde a fundação do GOIEPA. Nessa ocasião, já com o GOPA desligado em definitivo, foi entregue ao Presidente da COMAB, Ir\ Carlos Augusto Cavalcanti e ao Vice-Presidente, Ir\José Simioni, o requerimento solicitando filiação do GOIEPA na Confederação Maçônica do Brasil, o que foi concedido, por unanimidade, na Assembleia Geral Ordinária, em oito de junho de 2012, em Cuiabá, MT.

O GOIEPA passava a ser uma das estrelas da Confederação Maçônica do Brasil, comungando os ideais, princípios e normas dela originados.

Em outubro de 2013, por motivos profissionais, o Soberano Ir\ Luis Garcez transfere-se para outro estado da federação e renuncia ao cargo de Grão-Mestre, assumindo, então, o primeiro malhete do GOIEPA, o Ir\ Ricardo Fernando Pereira, dando seguimento aos trabalhos de difundir a Luz Maçônica do Estado do Pará através, hoje, das Lojas, ARLS Justiça e Liberdade n. 02 – Rito Brasileiro, ao Oriente de Marabá, ARLS Cavaleiros Adonhiramitas n. 03 - Rito Adonhiramita, ao Oriente de Belém, ARLS Estrela do Norte n. 04 – Rito EAA, ao Oriente de Belém, ARLS Universitária Ordem e Progresso n. 05 - Rito Brasileiro, ao Oriente de Belém, ARLS Fraternidade e União n. 06 – Rito Schroder, ao Oriente de Belém, ARLS Estudo e Progresso n. 08, ao Oriente de Belém.