Informações

"A Ordem Maçônica é uma associação de pessoas que se consideram irmãs entre si, e, cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente ligados por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se umas as outras, na prática das Virtudes". É um sistema moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos", "é essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Proclama a superioridade do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade por meio da prática desinteressada da beneficência e da investigação da verdade", "condena a exploração do homem, bem como os privilégios e regalias, mas enaltece o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria, à Família e à Humanidade", "a Maçonaria é uma associação de idealistas autênticos: compõe-na aquelas pessoas de boa vontade, bem intencionadas na prática do bem; todos, enfim dotados de sentimentos de Solidariedade Humana."

Essas e milhares de outra definições nos dão a convicção de que a Ordem Maçônica foi sempre e deve continuar sendo a UNIÃO CONSCIENTE de pessoas desinteressadas, generosas e devotadas, irmãs livres e iguais, ligadas por deveres de FRATERNIDADE.

É, pois, um sistema, não só de Moral, como de Filosofia Social e Espiritual, revelados por alegorias e ensinados por símbolos, guiando seus adeptos na prática e no aperfeiçoamento dos mais elevados deveres que o direito de cidadania lhes confere.

Praticando o Bem, na medida de suas forças, sobre o plano físico e moral, a Maçonaria Mista reúne todas as pessoas, como Irmãs, sem distinção de sexo, crença ou condição social.

Não impõe nenhum limite a livre investigação da verdade, e é para garantir a todos essa liberdade que exige de todos a maior Tolerância.Repudia com todas as suas forças a desonestidade, a supressão da Liberdade, o vício e a irresponsabilidade.

É acessível aos homens e mulheres de todas as classes sociais, raças, de todas as crenças religiosas não fanáticas e de todas as filosofias políticas que respeitem os Direitos Humanos. Proíbe, em suas reuniões, toda e qualquer discussão sobre matéria político-partidária ou sectarismo religioso. Ama o Respeito entre homens e mulheres, o cumprimento do Dever, a elevação Moral e a Virtude.

Combate a ignorância, a superstição, a tirania e o fanatismo em todas as suas modalidades. Impõe este programa: obedecer às leis do País, viver segundo os ditames da Honra, praticar a Justiça, Amar o próximo, trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano e conseguir a emancipação pessoal de cada um de seus membros.

Proclama que homens e mulheres são livres e iguais em direito para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um. Defende a plena liberdade de expressão de pensamentos, como direito fundamental do ser humano, admitida a correlata responsabilidade.

Reconhece o trabalho como dever social; julga-o dignificante e nobre sob qualquer de suas formas: manual, intelectual, técnico ou artístico.

Aquele para quem a religião é o supremo consolo, a Maçonaria diz: cultiva sem cessar a tua religião, segue as aspirações de tua consciência; a Maçonaria não é religião, não tem culto; quer a instrução leiga; sua doutrina condensa-se nessa máxima: AMA O TEU PRÓXIMO. O verdadeiro Maçom, pratica o bem e leva sua solicitude aos infelizes, quaisquer eles que sejam, na medida de suas forças.

O Maçom considera Irmãos todos os Maçons quaisquer que sejam: sua raça, seu sexo, nacionalidade ou crença.

Os ensinamentos Maçônicos induzem seus adeptos a dedicarem-se a felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e justiça lhe imponham este dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é a qualidade inata que fez os filhos do Universo e amigos de todos os Seres, fiéis observadores da Lei do Amor que deverá ser estabelecida no Planeta.

A Maçonaria é, portanto, o progresso contínuo, por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, a incutir no íntimo das pessoas a LUZ espiritual que, afugentando, os baixos sentimentos de materialidade, do mundanismo, as torna dignas de si mesmas, da família, da Pátria e da Humanidade.

Unir novamente os seres humanos, apesar das suas diferenças de profissões, concepções filosóficas, religiosas ou políticas é uma ARTE. Chamamo-la de ARTE REAL.

Grande e dedicados Maçons, com todo entusiasmo, esclareceram que a missão essencial da Maçonaria consiste em reconduzir o Homem à condição de SER HUMANO, ele que nasceu como SER HUMANO.

Portanto, quem quiser se tornar Maçom deverá aceitar este princípio fundamental, de que existe algo mais elevado do que as aparências terrenas cotidianas, e de que este mais ELEVADO se encontra dentro de cada um de nós, e que poderá, portanto, ser aproveitado através do desenvolvimento. Essa idéia, este princípio fundamental que sempre foi uma realidade na Antigüidade, da qual nos falam todas as religiões, que foi desenvolvido na Renascença pelos sábios, pelos Mestres do Pensamento humano, continua sendo aperfeiçoado dentro da Maçonaria. Grande e dedicados Maçons, com todo entusiasmo, esclareceram que a missão essencial da Maçonaria consiste em reconduzir o Homem à condição de SER HUMANO, ele que nasceu como SER HUMANO.

Portanto, quem quiser se tornar Maçom deverá aceitar este princípio fundamental, de que existe algo mais elevado do que as aparências terrenas cotidianas, e de que este mais ELEVADO se encontra dentro de cada um de nós, e que poderá, portanto, ser aproveitado através do desenvolvimento. Essa idéia, este princípio fundamental que sempre foi uma realidade na Antigüidade, da qual nos falam todas as religiões, que foi desenvolvido na Renascença pelos sábios, pelos Mestres do Pensamento humano, continua sendo aperfeiçoado dentro da Maçonaria. O ensinamento da Maçonaria, intimamente ligado ao grupo de Pensamento acima, ao qual denominamos OBRA DA VIDA, é destinado a fazer o HOMEM voltar-se para seu interior, a fim de compreender a sua COMUNHÃO com os Superiores Princípios da Humanidade.

A conseqüência destes ensinamentos é que a Maçonaria deixa de julgar e apreciar o indivíduo nas suas diferenças de profissão, nascimento, raça, sexo, nacionalidade, credo religioso, para recebê-lo e compreendê-lo unicamente por seu conteúdo moral.

Assim, todo aquele que desejar entrar para a Instituição deverá desde já aceitar a realidade de que penetrará numa Sociedade na qual não existem diferenças superficiais; que não terão valor nem reconhecimento essas diferenças. Ele aceitará ainda a realidade de que, na Entidade, conviverá com pessoas das mais diferentes concepções de vida. As condições que, eventualmente, o separam ou distinguiram de qualquer semelhante até hoje, no mundo profano, ele não as precisará indicar.

Deverá ter somente o desejo de desenvolver em seu interior o espírito de Solidariedade, e dentro deste princípio, organizar sua vida diária.

A ação da Maçonaria é UNIFICADORA: por isso não poderá ela ser política. Seus objetivos estão acima de qualquer partido.

Eventualmente, coincidirão com alguns princípios de seus programas, baseados no que houver afinidade de pontos de vista entre Maçons e programas político-partidários. Poderá haver compromissos, mas entre o Maçom-Cidadão e seu partido e nunca em nome da Maçonaria ou dele próprio como Maçom. O Maçom reconhece em si, ser humano, e no mundo em que vive, algo inacabado.

Ele tem a convicção de que, em virtude de LEIS NATURAIS e IMUTÁVEIS, se processa no homem um desenvolvimento lento. Este desenvolvimento, do SIMPLES ao COMPLETO, do INACABADO ao ACABADO e PERFEITO, poderá, eventualmente, ser perturbado por processos humanos, mas não poderá ser evitado permanentemente.

No entanto, cada Irmão terá o privilégio de procurar, por si só e pelos caminhos que melhor lhe convierem, a compreensão dessas forças.

Um dos princípios fundamentais da Maçonaria é a Tolerância. Em virtude desta mais ampla Tolerância, também e principalmente, no campo religioso, recebeu a Maçonaria a denominação de ateísta. Acusam a Maçonaria de ser uma sociedade secreta que, através de métodos e princípios revolucionários se opõe ao Estado e a Igreja. Necessário se torna, portanto, esclarecer aos candidatos que, em primeiro lugar, não é a Maçonaria nenhuma sociedade secreta. Ela é isto sim, uma associação constituída de homens e mulheres escolhidos, de caráter, e, por isso mesmo, restrita a número limitado de participantes.

Todas as Lojas Maçônicas tem seus Estatutos devidamente registrados nos Cartórios de Títulos e Documentos dos municípios onde funcionam. Este registro é promovido após sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Assim, além de qualquer pessoa poder lê-los na Imprensa Oficial, poderá se o quiser, solicitar certidão desses Estatutos aos Cartórios mencionados. Além disto são conhecidos das autoridades constituídas os nomes de quase todos os Maçons. Uma sociedade secreta naturalmente evitaria dar a reconhecer os seus fins e objetivos, assim como evitaria tornar pública a sua existência e omitiria certamente o nome de seus adeptos. Nada disto, no entanto, acontece com a Maçonaria.

Ela consiste na Igualdade de Idéias; bem servir ao Próximo.

O Maçom ama a sua Pátria e desenvolve todas as suas energias no sentido de melhorar a sorte do seu povo. A ética internacionalista da Maçonaria não despe ninguém de sua nacionalidade, não tira de ninguém a condição de fazer parte de uma nacionalidade. "AMOR A PÁTRIA É A OBRA DO MAÇOM; SER UM CIDADÃO DO MUNDO É SEU PENSAMENTO." (Ficht) O ideal do Maçom é a FRATERNIDADE; ele pretende UNIR onde a vida SEPARA. O Maçom é um OBREIRO NA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DA HUMANIDADE.

O Maçom é membro consciente da HUMANIDADE, que procura ver no seu semelhante um IRMÃO. Ele reconhece e compreende que a vida estabelece diferenças e desigualdades, porém empenha-se em encontrar no próximo o humano, e desenvolvê-lo. Com reconhecimento dos defeitos existentes no próximo e NELE PRÓPRIO, procura Desbastar as Asperezas e Aperfeiçoar-se. O Desenvolvimento da própria personalidade é feito com o objetivo de melhor poder servir ao próximo.

Ele procurará compreender o mundo com AMOR, mas sem preconceitos ou paixões. Ante a EMOÇÃO ele coloca a SABEDORIA da RAZÃO; sua meta não somente é para frente mas também, e especialmente, para o ALTO. Por isto, tudo aquele que quiser tornar-se Maçom deverá estar em condições de colocar-se acima da Mediocridade.

O Maçom procurará elevar cada vez mais os seus pensamentos para ter a autêntica sensação da BELEZA. A SABEDORIA da conduta da vida, o reconhecimento da força do criador, ligarão o Maçom com a Beleza. A Maçonaria esconde seus ensinamentos ao mundo profano, porque este seria incapaz de compreendê-los. Nesta atitude consiste todo o seu SEGREDO.

Não sendo seita religiosa nem por isso é irreligiosa. A Maçonaria é POPULAR e APOLÍTICA. Os seus objetivos o APERFEIÇOAMENTO DA PESSOA HUMANA, são muitos sérios para que seja uma Sociedade como outra qualquer.

Por isso as Lojas Maçônicas não constituem sociedade de auxílio mútuos, clubes recreativos, caixas beneficentes ou mortuárias. Organizações dessa natureza existem anexas a algumas Lojas. Porém constituem sempre um meio, não os FINS DA MAÇONARIA.

Os Irmãos Maçons mantém em todas as circunstâncias, fidelidade e solidariedade aos demais associados.

No entanto, pertencer à Maçonaria não significa proteção incondicional em todas as situações da vida, pois a nenhum Irmão deve ser solicitado o que estiver acima de suas possibilidades. A MAÇONARIA não dá nem proporciona meios ou modos de fazer boas relações comerciais ou materiais. Para isto existe no mundo profano tantas e tão bem organizadas associações, que não competiria a Maçonaria tratar de tais vantagens para seus associados.

Para ingressar na Maçonaria é preciso que o candidato esteja civilmente emancipado: ele não desfrutará somente de bom conceito, como será LIVRE. LIVRE quer dizer dispor de sua própria pessoa; isenção de paixões e preconceitos é indispensável para a compreensão dos superiores ensinamentos da Maçonaria. A Maçonaria não é uma organização capitalista: ela é uma ORDEM FRATERNAL. A participação do operário, do elemento de classe média, bem como a do milionário, tem para ela o mesmo valor.

O que a Maçonaria espera de seus membros esta esclarecido. Agora o que o membro poderá esperar da MAÇONARIA depende em grande parte, dele próprio. Ele ingressa numa associação, cujo objetivo é a construção do TEMPLO DA HUMANIDADE, isto é realizado através do aperfeiçoamento da PERSONALIDADE HUMANA e naturalmente, o seu progresso será aquele que merecer, isto é, seu aproveitamento e suas vantagens estão em relação direta com os estudos que fizer, dos trabalhos que executar e das paixões que vencer, do grau de tolerância que atingir, do amor fraternal que for capaz de oferecer a seus semelhantes. O Maçom se une a uma corrente que circunda a orla terrestre e que estará em comunhão com seus ideais.

Ele poderá esperar por Amizade e Fraternidade, convívio em ambiente de Irmandade, a participação no trabalho do aperfeiçoamento humano; pode esperar pela satisfação que se sente em participar da realização de algo útil em benefício da HUMANIDADE.

OBS: Todas as definições encontradas sobre a Maçonaria não diferem grosso modo do que genericamente está estatuído em normas internacionais sobre o tema. Digamos mesmo que são definições impessoais. Em certos aspectos, um clareamento se configura com maior freqüência: atuação no sentido da melhoria da condição social do homem.

2008-11 Grande Loja Maçônica Mista do Brasil. Termo de Uso

Grande Loja Maçônica Mista do Brasil

Desenvolvido por SySNetworK.

Termo de Utilização

[ X ]

Avisos

[ X ]

Reunião da GRANDE LOJA MAÇÔNICA MISTA DOBRASIL, que se realizará no dia 20 de Setembro de 2.008, às 12:00 horas, na sede da A.'.R.'.L.'.M.'.S.'.M.'. “Cavaleiros da Sagrada Ordem da Arte Real do Silêncio” situada à Rua Iperoing, n.º 274, Bairro Perdizes, no Or.'. de São Paulo/SP - Pauta da Ordem do dia.

Cerimônia de Iniciação ao Grau 4, voltada a todos os Mestres Maçons.

Fundação da Loja Livres Pensadores no dia 26/07/2008 Maiores Informações: secretaria@grandelojamista.com.br

PAUTA DA ORDEM DO DIA - REUNIÃO DA GRANDE LOJA - 21/06/08

PROJETO ENTRE IRMÃOS

Colabore. Saiba mais informações na Grande Secretaria.

JORNAL ORIENTE DE LUZ

A partir do mês de Abril de 2008, todas as matérias devem ser enviadas mensalmente a Grande Secretaria até o dia 30.

Toda e qualquer solicitação a ser proferida junto a Grande Secretaria deverá ser encaminhada com prazo mínimo de 20 dias de antecedência.

Consulte o Boletim Oficial n0 73/06