Os Quatros Elementos e o Akasha PDF Imprimir
Ter, 02 de Dezembro de 2008 09:13

Tudo o que foi criado, o macrocosmo e o microcosmo, portanto o grande e o pequeno mundos, formaram-se através dos elementos.

 

O Universo todo iguala-se ao mecanismo de um relógio, com engrenagens mutuamente dependentes. Até mesmo o conceito da divindade como a entidade de alcance mais elevado, pode ser classificado de modo análogo aos elementos, em certos aspectos.

 

Nos escritos orientais mais antigos os elementos são definidos pelos

 

Tattwas. Na nossa literatura européia só lhes damos atenção na medida em que enfatizamos seus bons efeitos ou apontamos suas influências desfavoráveis, o que quer dizer portanto que sob a influência dos Tattwas determinadas ações podem ser levadas adiante ou devem ser deixadas de lado. Tudo o que nos foi revelado até hoje aponta só para um aspecto muito restrito dos efeitos dos elementos. A prova dos efeitos dos elementos em relação aos Tattwas, para o uso pessoal, consta de modo suficientemente explícito nas obras astrológicas.

 

Sobre esse grande conhecimento secreto dos elementos já se escreveu no mais antigo livro da sabedoria esotérica, o Tarot, cuja primeira carta, o mago, representa o conhecimento e o domínio dos elementos.

 

Nessa primeira carta os símbolos são: a espada, que simboliza o elemento ar; o bastão, que simboliza o elemento fogo; o cálice, o elemento água; a as moedas o elemento terra.

 

Aqui podemos perceber que já nos antigos mistérios apontava-se o mago como primeira carta do Tarot, e assim se escolhia o domínio dos elementos como primeiro ato da iniciação. A chave para os elementos é um meio universal com o qual se pode solucionar todos os problemas que surgem. De acordo com os indianos, a seqüência dos Tattwas é a seguinte:

 

Tejas - o princípio do fogo;

 

Triângulo Vermelho

 

Waju - o princípio do ar;

 

Círculo Azul

 

Apas - o princípio da água;

 

Crescente Prateado

 

Prithivi - o princípio da terra;

 

Quadrado Amarelo

 

Akasha - o princípio etérico;

 

Ovo negro

 

De acordo com a doutrina hindu os quatro Tattwas mais densos formaram-se a partir do quinto Tattwa, o princípio akáshico. Por isso o Akasha é o princípio original, e é considerado como a quinta força, a assim chamada quintessência.