Dia do Maçom PDF Imprimir
Seg, 18 de Agosto de 2014 18:19
Queridos irmãos,

Em nome da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, nossa querida GLESP, quero parabenizar a todos os obreiros da nossa Jurisdição pelo Dia do Maçom.

Nesta data simbólica, acredito que os laços de fraternidade que unem a todos os maçons ficam mais fortes, e através dessa união podemos coordenar melhor ações conjuntas, afinar nossos objetivos, agir com maior agilidade e mostrar para a população em geral a força da Maçonaria.

Os ideais da nossa Sublime Instituição inspiram nossa conduta e nossas ações. Porém, o direcionamento dessas ações deve partir das Potências Maçônicas, de seus líderes e dirigentes, para que sejam mais abrangentes e alcancem com maior eficácia os objetivos pelos quais lutamos.

Estamos em um ano eleitoral e, também por isso, este Dia do Maçom ganha ainda mais em importância. Se quisermos que áreas fundamentais para o bem estar da população, como Saúde, Educação e Segurança Pública, sejam priorizadas e respeitadas pelos representantes do Poder Público, é através da nossa participação política que poderemos fazer isso acontecer.

Precisamos, meus irmãos, em nossa condição de construtores sociais e formadores de opinião, incentivar o debate político entre a população. Devemos dar condições para que candidatos honestos e alinhados com os nossos ideais exponham suas plataformas de governo, suas ideias, suas inclinações.

Ao mesmo tempo, também é nosso dever atuar contra a corrupção e desmascarar aqueles que querem fazer da política um meio para o enriquecimento ilícito, para o tráfico de influências, para a realização de interesses particulares em detrimento ao bem comum.

A população deve ser alertada que é somente pelo poder do voto que a vida de todos pode melhorar. É através do voto consciente, da prática da cidadania, que o País irá prosperar, trilhar o caminho do progresso, propiciando a todos os cidadãos igualdade de condições para a realização de seus sonhos.

Para finalizar, utilizo a Carta de Belo Horizonte, elaborada na Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil  CMSB. Este documento vai ao encontro das nossas perspectivas de tornar feliz a humanidade, em especial o tão sofrido povo brasileiro, e é uma demonstração de que essa sinergia de ações deve ser incentivada entre todos os irmãos.


CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL  CMSB
CARTA DE BELO HORIZONTE


A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil  CMSB, instituição que congrega as Grandes Lojas Maçônicas de todos os Estados Brasileiros e do Distrito Federal, reunida na XLIII Assembléia Geral Ordinária, no período de 26 a 30 de julho de 2014, em Belo Horizonte  MG, manifesta-se, contundentemente, no sentido de :

CONCLAMAR
1.    Os brasileiros, em especial os eleitores, para que, com vistas ao fortalecimento da democracia e para restituir a credibilidade na legítima representação política decorrente do exercício do voto:

"    não vendam seu voto;
"    não votem em branco nem anulem seu voto;
"    não votem em quem quer comprar o seu voto;
"    não elejam políticos antiéticos e de comportamento descomprometido com a moral;
"    não apoiem candidatos oportunistas, interessados em enriquecer ilicitamente no exercício de mandatos eletivos;
"    acompanhem e participem, ativamente, das ações que têm sido empreendidas em favor da decência nas relações sociais.

2.    Que os futuros mandatários atuem de acordo com os princípios constitucionais da legalidade, probidade e moralidade administrativa e, principalmente, mostrem comprometimento com a solução dos problemas do povo brasileiro.

REITERAR
3.    Sua firme disposição de seguir participando das iniciativas destinadas a coibir a impunidade e erradicar a corrupção.

CIENTIFICAR
Às autoridades constituídas que as Grandes Lojas Maçônicas Confederadas continuarão adotando posturas junto à sociedade a fim de esclarecer o verdadeiro significado da cidadania, assumindo o compromisso de exercê-la em sua plenitude, utilizando-se, inclusive, dos meios de comunicação.

ALERTAR
À sociedade brasileira e aos entes estatais constituídos que patrocinará projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo primordial de neutralizar a corrupção e erradicar a impunidade.

CONVIDAR
A população a aderir aos movimentos em curso e aos que virão, visando o aperfeiçoamento das regras institucionais que legitimam e consolidam o Estado democrático de Direito.

Belo Horizonte, Minas Gerais, em 30 de julho de 2014

Assinam todos os Grãos Mestres das Grandes Lojas do Brasil.