Grau 33 em Vitória – ES

A Comitiva do Supremo Conselho, em seu trabalho itinerante, deslocou-se no dia 09 de outubro de 2015, para uma das três ilhas capitais do Brasil, a bela Vitória, no estado do
Espírito Santo. A “Cidade Ilha” ou a “Ilha do Mel”, como, também, é conhecida a cidade de mais de 460 anos de fundação, que ostenta o 2º IDH entre as capitais, sendo considerada, em 2013, pela ONU, a 4ª melhor cidade para se viver, além de ser um ótimo destino turístico para quem deseja ver belas paisagens. Em meio tantas virtudes, a Comitiva
desembarcou no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, chefiada pelo Poderoso Irmão Jorge
Luiz de Andrade Lins, 33° – Membro Efetivo e Lugar Tenente Comendador, representando o Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que por compromissos anteriormente agendados não pôde se fazer presente.

A Comitiva, também, foi composta pelos Membros Efetivos, os Poderosos Irmãos Maurício Soares 33° – Grande Tesoureiro do Santo Império; Antônio Luiz Corrêa, 33° – Grande Secretário Geral Adjunto do Santo Império; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° – Grande Mestre de Cerimônias Adjunto do Santo Império, sendo recepcionada pelo Membro Efetivo para o estado do Espírito Santo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª do ES, o Poderoso Irmão Atyla Quintaes Freitas Lima, 33°, e pelo Secretário Executivo da
1ª Inspetoria Litúrgica do ES, o Poderoso Irmão Gilmar Cláudio, 33°, quando foram conduzidos ao “Hotel Santorini” para merecido descanso. Por volta das 16h a Comitiva visitou as dependências da ARLS Cavaleiros da Luz nº 18, para adequação do Templo, a fim de a realização da cerimônia de investidura, Loja que ostenta, com orgulho, o título de Benemérita do Supremo Conselho do Grau 33 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Em seguida, a convite dos Irmãos da 1ª Inspetoria Litúrgica do ES, foi servido um fraternal Jantar de Boas-vindas, no Restaurante Atlântico, na Praia da Costa, onde foi servido uma deliciosa moqueca capixaba.

No dia seguinte, por volta das 15h, no uso da função de Grande Mestre de Cerimônias, o Poderoso Irmão Antônio Corrêa, 33°, reuniu os cinquenta Irmãos a serem investidos e proferiu uma esclarecedora palestra sobre a importância e as responsabilidades de um Grande Inspetor Geral da Ordem. Em seguida, os investindos deram entrada ao Templo.
Presentes à cerimônia o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo, o Poderoso Irmão Walter Alves Noronha, 33°; os Ex Grão-Mestres Sergio Muniz Gianordoli, 33°, José Américo Merlo, 33°, e Raimundo Sallas, 33°, além do Soberano Grande Inspetor Litúrgico anfitrião, Poderoso Irmão Atyla Quintaes, 33°, os Grandes Inspetores, da 2ª, 3ª e 4ª do ES, os Poderosos Irmãos Marcus Vinícius Sandoval Paixão, 33°, José Zitenfeld Cardia, 33° e Alessandro Pizzol, 33°, respectivamente; Delegados Litúrgicos, Presidentes de Corpos e diversos Irmãos da região.
O Poderoso Irmão Jorge Lins, 33°, representando o Soberano Grande Comendador, como de praxe, presidiu os Trabalhos com a mestria que lhe é peculiar, auxiliado por sua competente equipe de ritualística, cumprindo, fielmente, o ritual do Grau 33°. Na oportunidade, ofertou ao Sereníssimo Grão-Mestre da GLMEES, em nome do Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33° – Soberano Grande Comendador, uma bandeija com dizeres alusivos à posse da Nova Administração da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo.

À noite, por volta das 22h, foi realizado um Baile de Confraternização, comemorativo ao evento, no Salão de Festas “Cerimonial Casa da Pedra Club”, fechando com “Chave de Ouro” a marcante investidura na capital capixaba.
No dia seguinte, pela manhã, a Comitiva regressou ao Rio de Janeiro trazendo na mala a satisfação de ter cumprido, mais uma vez, seu dever em prol engrandecimento do REAA.

 

Próximos Eventos

 23/01/16  Jubileu de Brilhante (75 anos) da Grande Loja do Paraná
 20/02/16  Investidura ao Grau 33 – Ribeirão Preto / 11ª SP
 19/03/16  Investidura ao Grau 33 – Teresina / 1ª PI
Ver calendário completo

Astréa News nº 59