Natal(RN),
 
 
     
  PRINCIPAL  
  MAÇONARIA  
  COMAB  
  GOIERN  
 
  História
  Poder Executivo
    Gr\ Secretários
    Delegados Assessores
    Conselho Geral
  Poder Legislativo
  Poder Judiciário
  Agenda
  Notícias
  Eventos
  Contato
  Lojas Simbólicas
  Samaritanas
  DeMolay's
Filhas de Jó
 
  OUVIDORIA  
  GRAUS FILOSÓFICOS  
  LINKS  
  ACESSO RESTRITO  
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
MAÇONARIA
     
 
A Franco Maçonaria

 

A Franco-Maçonaria de ofício nunca fora exclusivamente operativa. Às finalidades profissionais somaram-se interesses especulativos. O principal, de ordem religiosa. A primeira solidariedade entre os oficiais de mesma atividade fora uma solidariedade de culto. A sede da confraria era uma igreja ou uma capela. Cada ofício tinha seu deus ou seu santo padroeiro.

 
 Os Franco-Maçons dirigiram seu culto tradicional a São João. A característica fundamental da Franco-Maçonaria é a de ser uma sociedade iniciática. Está ligada a organizações antigas, que deixaram lembranças duradouras, mas poucos vestígios escritos. Moreau, na obra Lunivers Maçonnique, de 1837, pesquisando diversos historiadores, destaca que são inúmeras as lendas adotadas para veicular a Sabedoria da Tradição. A maioria das lendas de ofício é de origem bíblica. O Manuscrito Cooke, do século XV ressalta personagens do Antigo Testamento, como Jabal, Jubal e Tubalcaim. O Livro das Constituições e as cartas nele inseridas são ricos em lendas. Alguns desses documentos conservaram grande importância na Maçonaria especulativa. Assim se conhece o mais antigo texto maçônico - o Manuscrito Regius - poema do princípio do século XIV.
 
 A MAÇONARIA OPERATIVA
 
 A Franco-Maçonaria apresenta-se como continuação e transformação da organização de ofício da Idade Média e da Renascença. Para dissecarmos sua história temos que remontar à mais alta antiguidade, o que talvez justifique certas lendas. Encontra-se o rastro de agrupamentos profissionais, sobretudo de construtores, entre os egípcios, os gregos, os romanos. Entre os últimos foram criados pelo rei Numa, por volta de 715 a .C. os Collegia de artesãos, constituídos por carpinteiros e construtores de casas. Não se limitavam os agrupamentos a simples organizações profissionais. Entre os antigos, todos os atos da vida se confundiam com a religião.
 
 O trabalho era uma atividade sagrada. Era para todos a imagem da criação pela divindade. Os Collegia tinham, portanto, como finalidade essencial a celebração de um culto. Cada Collegia possuía uma casa comum, onde os artesãos se encontravam em certos dias, unidos por um sentimento de piedosa solidariedade. Ali faziam refeições. O Collegia possuía seus deuses tutelares. Daí o emprego de gestos, sinais e toques ritualísticos, que tinham um alcance sagrado. Eram também sinais de reconhecimento, destinados a garantir os segredos do ofício. Uma inscrição do Colégio de Velábrio, anterior ao cristianismo, informa o tratamento de "irmãos" entre os Collegiati.
 
 ASSOCIAÇÕES MONÁSTICAS, CONFRARIAS E GUILDAS
 
 Por volta dos séculos VI e VII formaram-se novas modalidades de agrupamentos de construtores; as "associações monásticas", que edificaram igrejas e conventos. Seus arquitetos mais notáveis foram clérigos, detentores das tradições e segredos dos Collegia. Fora dos conventos surgiu nos séculos XI e XII um novo gênero de associação: as "confrarias leigas". Eram reproduções alteradas das comunidades de ofício. Se constituíram essencialmente de entidades com finalidades jurídicas para responderem a uma situação social. Houve pouca vinculação com a arte das construções.
 
 Outra forma jurídica de associação, que permitiu aos trabalhadores manuais a constituição de agrupamentos autônomos foi, nessa época , a "guilda"; característica dos países germânicos e anglosaxões. Confrarias ou guildas, associações a princípio religiosas, posteriormente de proteção e assistência mútua, ampliaram gradualmente o círculo de suas atribuições e elevaram-se à categoria de verdadeiros corpos profissionais. São os "ofícios regulamentados" pela autoridade municipal ou senhorial. Mais tarde o poder real, notadamente da França, apoiou-os para tentar agrupar o conjunto dos ofícios em "comunidades juramentadas".
 
 A FRANCO-MAÇONARIA
 
 Os ofícios que se organizaram a partir desse período ficaram ligados a um feudo ou a uma cidade. Mais tarde se libertaram. Permaneceram, contudo, subordinados ao poder Real. Esse lhes impunha restrições ao exercício da profissão e cobrava pesadas servidões, como a compra do ofício, impostos e a proibição de se mudarem. Mas, alguns artesãos escaparam de todas as obrigações e sujeições locais ou reais, além do benefício da liberdade de circular. Esses privilégios ficaram sob a tutela da Igreja, único poder capaz de conceder tais franquias.
 
 Assim, puderam se desenvolver confrarias de artesãos em circunstâncias menos servis. Constituíram os "ofícios-francos". Na Idade Média a palavra "franco" simbolizou não só o que era livre, em oposição ao que era servil, como indicou todo o indivíduo ou todo bem que escapava as servidões e direitos senhoriais. O ofício-franco parece haver-se originado na área de influência das ordens eclesiásticas na época em que as confrarias religiosas se transformaram em confrarias legais. Tornaram-se autônomas em relação ao convento, sem deixar de gozar os privilégios da Igreja.
 
 A RENASCENÇA
 
 O surgimento de uma nova era começara a se esboçar pela restauração da instrução e da cultura clássicas no século XV. Uma época de intensa atividade criativa. Esse período ficou conhecido como a Renascença. Brotou um novo e vital espírito de liberdade, associado a um gradual sepultamento de preconceitos. Uma reação geral contra o espírito da Idade Média, mudança de mentalidade e de comportamento que resultou na chamada Reforma. A Renascença se originou do anseio de emancipação das algemas do passado, representadas pelo ascetismo medieval, pelo patriarcado sacerdotal medieval e pelo dogma da época. Um dos fatores que colaboraram para esse notável renascimento da instrução foi o desmantelamento do Império Oriental pelos maometanos, a tomada de Constantinopla e a conquista da Grécia, forçando a refugiarem-se na Itália todos os que possuíam meios próprios. Foi uma contribuição decisiva para a implantação das bases culturais mais marcantes da Renascença, que se apoiaram na instrução, na arquitetura e na arte clássica. A invenção da imprensa também contribuiu para a difusão mais ampla da instrução na Europa.
 
 O REAPARECIMENTO DA MAÇONARIA ESPECULATIVA
 
 Depois da Reforma na Inglaterra, a arquitetura eclesiástica praticamente cessou como atividade das guildas e as Lojas caíram em decadência. Mas, se a Reforma prejudicou a Maçonaria por esse aspecto, por outro assegurou na Europa a ressurreição de alguma publicidade das artes especulativas. Entre o período em que a Maçonaria operativa esteve no apogeu e o renascimento das artes especulativas, no começo do século XVIII, houve uma fase obscura. Muitas Lojas operativas perderam boa parte dos traços ritualísticos, bem como esqueceram tanto os segredos tradicionais da arquitetura como os antigos significados do seu simbolismo arquitetônico. É a esse período decadente e ao tradicional compromisso de não gravar segredos, que pode ser atribuída a escassez de registros referentes aos conhecimentos e costumes entre tantas antigas Lojas operativas.
 
 PRIMEIRAS ATAS
 
 Durante o período posterior à Reforma, pela primeira vez, se encontraram atas reais das reuniões de Lojas. Como era previsível, silenciam sobre as questões do ritual, dos segredos e do simbolismo. Fazem indicações que parecem referir a uma tradição oculta. É também nesse período que se encontram na literatura contemporânea as primeiras referências aos segredos da Franco- Maçonaria.
 
 ATAS ESCOCESAS
 
 Nos arquivos da loja de Edimburgo, Capela de Maria, ata nº 1 da Grande Loja da Escócia, se constatou a mais antiga ata de Loja, atualmente existente. Data de 1598. Sabemos que, em épocas remotas, foi costume nas Lojas operativas "aceitarem" irmãos não operativos. O primeiro registro autêntico desse fato consta dos mesmos arquivos e se refere à admissão de John Boswel em 1600. A memória literária da Maçonaria revela primitivas referências em "Manifestos Rosacruzes", documentos que são responsáveis por registros históricos datados de 1638. A Palavra do Maçom é o único segredo aludido nas primeiras Atas da Loja da Escócia. Não há certeza quanto ao significado da expressão. Parece se referir a "um sinal secreto que os maçons usam em todo o mundo para se conhecerem mutuamente", segundo a interpretação do Rev. George Hickes, em 1678. Parece que a Ordem esquecera suas tradições na Escócia, pois só em um grau eram comunicados os segredos, nessa época. Aos Aprendizes se revelava a "Palavra do Maçom", sob um "Grande Juramento".
 
 Não há qualquer indicação quanto ao processo ritualístico. Para ser obtido o Grau de Mestre bastava ter idade e habilitação. A cerimônia se processava em presença dos Aprendizes.
 
 ATAS INGLESAS
 
 Na Loja da Aceitação, adida à Companhia dos Maçons de Londres, os arquivos remontam de 1356. Nesses arquivos há referência sobre um "Livro de Constituição", datado de 1665, em que constam notas de uma Obrigação , usada provavelmente na Loja de Chester.
 
 Data de 1686 um grande rolo de pergaminhos, contendo a "História e Regulamentação do Ofício da Maçonaria". A "Antiga Loja Cidade de York" não tem nenhuma prova documentária que evidencie sua história primitiva, embora nos Fabrick Rolls do Mosteiro de York, de 1352, se mencione uma Logium Fabricae. Desde 1705, talvez antes, a Loja York tenha sido o único centro da Maçonaria especulativa. As atas mais antigas se encontram em um rolo de pergaminhos datados de 1712-1730. Descrevem a maioria das reuniões como Primitivas e dizem que eram admitidos candidatos. Os novos membros eram "Juramentados e Admitidos", sendo essa a única informação sobre qualquer trabalho ritualístico. Apesar da existência da Grande Loja da Inglaterra desde 1717 e da Grande Loja da Irlanda, há poucos meses, a Loja de York se proclamou "a Grande Loja de Toda a Inglaterra", em 1725.
 
 Nos últimos anos do século XVIII, no entanto, foi ela absorvida pelas suas congêneres. Documentos do período 1709-1710 indicam a existência de sinais e toques entre francomaçons. Nas atas da Antiga Loja de York e da Loja Capela de Maria de Edimburg aparecem provas do exame de irmãos antes de serem admitidos na Loja e confirmam a identidade dos segredos entre as Lojas escocesas e inglesas. A mesma transição gradual de filiação operativa para não operativa ocorreu entre as Lojas inglesas e escocesas.
 
 ATAS IRLANDESAS
 
 As pesquisas encontram escasso material informativo na Maçonaria Irlandesa, pois entre seus integrantes era ponto de honra, no século XVIII, destruir todos os documentos; registros de Loja, Cartas Constitutivas, certificados, livros de atas, antes que pudessem cair em mãos estranhas. Esse período de transição constituiu o elo entre a Maçonaria preponderantemente operativa, como era praticada nas Lojas medievais, e o alvorecer da Maçonaria especulativa, como a conhecemos hoje.
 
 A GRANDE LOJA DA INGLATERRA
 
 O único registro existente da fundação da Primeira Grande Loja do mundo se encontra na constituição do Dr. Anderson, publicada em 1738. Antes do ano de 1723 não se encontra ata alguma da Grande Loja. O relato reproduzido a seguir mostra parte de importante acontecimento histórico da Maçonaria Operativa: "Depois de terminada a rebelião de 1716 d.C., as poucas Lojas de Londres julgaram oportuno consolidarem-se sob a direção de um Grão Mestre, como centro de únião e harmonia. As Lojas que se reuniram foram: 1) a Adega Goose e Gridiron do cemitério da Igreja de São Paulo; 2) a taverna Macieira da rua Charles; 3) a adega da Coroa de Parker's Lane; 4) a Taverna Rummer e Grapes de Westminster. Os irmãos se reuniram na Loja Taverna Macieira e, havendo colocados na presidência o mestre maçom mais idoso, se constituiram numa Grande Loja "Pró Tempore", na devida forma...". A Grande Loja foi formada no dia de São João Batista, no ano de 1717, com Anthony Sayer como seu primeiro Grão-Mestre. As três últimas Lojas foram constituídas de maçons operativos, enquanto a primeira foi composta por maçons especulativos, entre eles o pastor escocês James Anderson, Capelão da Loja de São Paulo. No dia 24 de junho de 1718, George Payne, que sucedeu Sayer, ordenou que se coligassem todos os escritos e cartas que interessassem à Maçonaria. Substituído no ano seguinte por Jean Théophile Désaguliers, Payne reassumiu o cargo de Grão-Mestre em 1720 e determinou a adoção de um primeiro regulamento. O mesmo foi publicado em 1721, ano em que o Duque de Montaigu foi eleito Grão-Mestre. A redação das Constituições foi confiada ao pastor Anderson. Esse livro das Constituições, que continha, ao mesmo tempo, a história lendária da Fraternidade e as Obrigações dos Francomaçons, foi publicado em 1723. Em 1738 foi reeditado em alterações.
 
 O GRANDE ORIENTE DA FRANÇA E O RITO MODERNO
 
 A Maçonaria francesa passaria, porém, por grandes vicissitudes. A federação denominada Grande Loja da França, oficialmente existente a partir de 1755, para reunir as Lojas esparsas, não chegara a uma boa gestão, o que fez com que, em 1771, ocorressem reuniões destinadas a preparar uma nova organização, culminando, a 24 de dezembro daquele ano, com a assembléia das Lojas, que, depois de declarar extinta a antiga Grande Loja, anunciava que ela era substituída por uma Grande Loja Nacional, que seria denominada, dali em diante, Grande Oriente da França.
 
 A 17 de junho de 1773, a Grande Loja da Inglaterra protesta, declarando o Grande Oriente cismático, degradando o título de maçom de todos os componentes deste. Sem se preocupar com esses ataques, o Grande Oriente persiste, sendo solenemente instalado a 24 de junho de 1773. E foi tão grande o desenvolvimento do Grande Oriente que, das 547 Lojas francesas existentes em 1778, 300 estavam sob a sua jurisdição e ele mantinha correspondência com 1.200 Lojas estrangeiras. Nessa altura já existia o Rito Francês, ou Moderno, que havia sido criado em 1761, constituído a 24 de dezembro de 1772 e proclamado pelo Grande Oriente, a 9 de março de 1773, chegando, já na época da Revolução Francesa, à maior importância, dentro do Grande Oriente da França.
 
 E desde essa época, começava a rivalidade entre o Grande Oriente e a Grande Loja inglesa, que exigia ser reconhecida como Grande Loja Mãe, embora isso não fosse mais do que uma satisfação moral, não criando laço de subordinação. O Grande Oriente desejava tratar de igual para igual, sob todos os pontos de vista e solicitava que as Lojas anteriormente fundadas, sob patente inglesa, lhe fossem repassadas, com o que Londres não concordava. Embora a Grande Loja inglesa reconhecesse o Past-Master e o Royal Arch, como "complementos do mestrado", consideravam irregulares os Altos Graus escoceses, que haviam, anarquicamente, proliferado na França, causando desordem. E o Rito Moderno nasceu, exatamente, do desejo do Grande Oriente de remediar a situação, perseguindo uma política de unidade, aceitando os diferentes ritos, à qual Londres fez oposição.
 
 O rito, embora criado sob moldes racionais, seguia a orientação dos demais, em matéria doutrinária e filosófica, baseada, entretanto, na primitiva Constituição de Anderson, com tinturas deístas, mas largamente tolerante, no que concerne à religião, como se pode ver na primeira de suas Antigas Leis Fundamentais (Old Charges): "O maçom está obrigado, por vocação, a praticar a moral; e, se bem compreender os seus deveres, jamais se converterá num estúpido ateu nem em irreligioso libertino. Apesar de, nos tempos antigos, os maçons estarem obrigados a praticar a religião que se observava nos países que habitavam, hoje crê-se mais conveniente não lhes impor outra religião senão aquela que todos os homens aceitam e dar-lhes completa liberdade com referência às suas opiniões particulares.
 
 Essa religião consiste em serem homens bons e leais, ou seja, honrados e justos, seja qual for a diferença de nome ou de convicções". A Revolução Francesa da qual a Maçonaria, nas palavras de Henri Martin, foi o laboratório não interrompeu totalmente os trabalhos do Grande Oriente. A Loja "La Bonne Amitié", de Marmande, recebeu sua constituição a 20 de dezembro de 1792; mesmo no auge do Terror, três Lojas da capital, "Le Centre des Amis", "Les Amis de la Liberté" e "la Martinique des Frères Réunis", não deixaram de promover reuniões.
 
 Mas houve uma grande diminuição da atividade maçônica, prejudicando as relações com a Grande Loja inglesa. Passado o auge do movimento, Roettiers de Montalau, cujo retrato orna a sala do Conselho da Ordem, em Paris, acima da cadeira do Presidente empenha-se, a partir de 1795, na reconstituição do Grande Oriente, tentando conciliá-lo com a Grande Loja. Graças aos seus esforços, a 21 de maio de 1799, as duas Obediências redigem um tratado de união, completando a união maçônica na França, a qual pouco iria durar, já que, em 1804, ela seria comprometida pela introdução do Rito Escocês Antigo e Aceito, de 33 graus, com a fundação do Supremo Conselho do conde de Grasse-Tilly (o primeiro Supremo Conselho foi fundado em Charleston, Carolina do Sul, EUA, em 1801).
 
 Sem dúvida é o Rito Moderno, hoje, o único fiel ao texto original das Constituições de Anderson (1723), que enfeixavam os antigos usos e costumes da Maçonaria e que se tornaram o instrumento jurídico básico da moderna Maçonaria.
 
 O CISMA DOS "ANTIGOS" E "MODERNOS"
 
 Constituída a princípio por quatro oficinas, como vimos no tópico anterior, a Grande Loja de Londres teve durante muito tempo influência limitada. As outras Lojas inglesas continuaram a obedecer às Antigas Obrigações. Enquanto era elaborado o texto de Anderson, surgiu em Londres uma edição da "Antigas Constituições", numa intenção de contestar as inovações de Anderson e Désaguliers. O centro da resistência foi a antiga Loja de York. As oficinas, então intituladas de "Antigas", que respeitavam o princípio tradicional da Loja "Livre", não se haviam agrupado em nenhuma organização obediencial. Somente em 1753 decidiram os refratários constituir a "Grande Loja dos Maçons Francos e Aceitos" consoante as Velhas Constituições, ou Grande Loja dos Antigos Maçons da Inglaterra.
 
 A GRANDE LOJA UNIDA E O RITO DE YORK
 
 A organização obediencial foi proveitosa para a Ordem, aumentando-lhe o prestígio. O caráter de instrução ao mesmo tempo aristocrático e intelectual, favoreceu da melhor maneira o seu desenvolvimento. Fosse nobre ou plebeu, clérigo, militar, funcionário ou mercador, todos ambicionaram a honra de ser admitido na Fraternidade. A divisão entre "antigos" e "modernos" durou até 1813. Nessa data as duas Grandes Lojas, cuja rivalidade perdera o objetivo doutrinário, se reconciliaram e se fundiram. A nova potência adotou o nome de Grande Loja Unida dos Antigos Franco-maçons da Inglaterra. Em 1815 foram publicadas as "Constituições da Nova Grande Loja". A obrigação primeira, relativa a Deus e à religião, foi redigida de forma a restringir a ampla tolerância proclamada por Anderson sobre o tema. Na nova Carta o "deísmo" foi substituído por um "teísmo" pessoal.
 
 
     
Desenvolvimento e Web Designer | Ir .·. Roberto Florêncio | Contato : robertoflorencio@digi.com.br
 © Copyright 2007 - Todos os Direitos Reservados ao GOIERN